logo

Quatro Marcos

Prefeito perde prazo de filiação e não poderá ser candidato a reeleição


Por Redação com TSE

img

Conforme as novas regras das Eleições Municipais de 2016, quem não estiver filiado a um partido político por pelo menos seis meses antes da eleição, não pode disputar cargo eletivo.

A Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, promoveu importantes alterações nas regras das eleições deste ano ao introduzir mudanças nas Leis n° 9.504/1997 (Lei das Eleições), nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). 

Considerando as novas regras e conforme certidão fornecida, através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a data de 27 de abril de 2016, o prefeito de São José dos Quatro Marcos, Carlos Roberto Bianchi não está filiado a partido político, sendo impedido de se candidatar à reeleição. O prazo de filiação partidária se encerrou dia 02 de abril.

Além de mudanças nos prazos para as convenções partidárias, filiação partidária e no tempo de campanha eleitoral, que foi reduzido, está proibido o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas. Na prática, isso significa que as campanhas eleitorais deste ano serão financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. 

Antes da aprovação da reforma, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido pela inconstitucionalidade das doações de empresas a partidos e candidatos. 

Conheça a novas regras, clique AQUI.

doc filiação

 Foto: Reprodução 

 


TRAMA FAMILIAR

Mãe manda filha forjar denúncia de abuso contra o avô e acaba presa em Glória D’Oeste

Caso mobilizou a Polícia Militar e o Conselho Tutelar; denúncia contra o avô foi confirmada como falsa.


LOTERIA

Mega da Virada 2025: veja as dezenas sorteadas para o prêmio de R$ 1,09 bilhão

Sorteio deveria ter acontecido na última quarta-feira (31), mas problemas técnicos fizeram a Caixa adiar a divulgação das dezenas para o primeiro dia de 2026.


ECONOMIA

Salário mínimo de R$ 1.621 passa a valer a partir desta quinta-feira

Reajuste de 6,79% já incide sobre salários e benefícios de janeiro, com pagamento previsto para fevereiro

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.